Alimentação saudável na Educação Infantil (plano de aula BNCC (EI03EF01) (EI03EO01).

alimentaçao-saudavel-educacao-infantil.atividades-suzano

COMENDO SAUDÁVEL


Objetivos de aprendizado:


Os alunos serão capazes de identificar alimentos saudáveis ​​e não saudáveis.


Introdução (10 minutos)

Diga aos alunos que hoje eles discutirão alimentos saudáveis ​​e não saudáveis.
Avalie o conhecimento prévio, perguntando à classe que comeu algo saudável hoje.
Mostre aos alunos vários alimentos saudáveis ​​e não saudáveis ​​de plástico e convide-os a aparecer um por um e identificar se eles acham que a comida que selecionaram é saudável ou não.

Instrução:

Em um quadro, faça duas colunas. Uma coluna deve ser rotulada "saudável" e uma coluna deve ser rotulada como "não saudável". Coloque um rosto sorridente ao lado da palavra saudável e um rosto triste ao lado da palavra não saudável para ajudar os alunos a entender o quadro.
Em seguida, chame os alunos um a um para selecionar recortes de revistas de diferentes alimentos e decidir se eles são saudáveis ​​ou não.
Quando eles escolhem um, discuta com a turma por que eles acham que está correto ou incorreto. Em seguida, monte um gráfico ao lado.
Continue até que cada aluno tenha respondido ou até que você tenha usado todas as imagens.

 Na prática: 

Chame os alunos para selecionar uma fruta que eles gostariam de usar para criar uma lista de alimentos saudáveis. Dê-lhes a escolha de uma maçã, uma banana, uma laranja ou uvas.
Peça aos alunos que identifiquem a cor da fruta que escolheram e encontrem o papel colorido correspondente.


Recorte e colagem (atividade anexa no pdf):

Peça aos alunos para rasgarem as tiras de papel em pequenos quadrados.
Peça aos alunos que colem os quadrados no recorte de frutas que selecionaram.


Enriquecimento:

Dê aos alunos a oportunidade de criar um almoço saudável! Pode-se finalizar com uma salada de fruta, ou um piquenique só com alimentos saudáveis.


Para não esquecer os alimentos saudáveis, coloque várias frutas e legumes na mesa. Peça aos alunos que os classifiquem por cor. Explique que todos esses itens são alimentos saudáveis.



Dica: 

Dê aos alunos uma folha de papel branco em branco.
Pergunte aos alunos se eles acham que o aipo é saudável ou não.
Dê aos alunos tinta e permita que eles usem talos de aipo para pintar uma imagem.

Habilidades relacionadas BNCC 2018:

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.


(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.







Postar um comentário

0 Comentários