ORIENTAÇÃO
MATERNAL – 2 ANOS
Desenvolvimento motor:
·
Manipula e utiliza objetos com as mãos, como
um lápis de cor para desenhar ou uma colher para comer sozinha;
·
É capaz de realizar pequenas corridas e
chutar bola, porém, sem muito equilíbrio;
·
Dança ao ouvir o som de uma música;
·
Gosta de ver livros e já é capaz de virar uma
página de cada vez;
·
Começa a definir sua lateralidade, dando
preferência para os membros (mãos e pés) de um lado (direito ou esquerdo);
·
Começa gradualmente a controlar os
esfíncteres (intestinos e bexiga);
·
Começa a participar com certa autonomia das
atividades cotidianas, como vestir-se e calçar, guardar brinquedos, colocar
copo sobre a mesa, etc.
Desenvolvimento cognitivo:
·
Usa o próprio nome e nomeia pessoas;
·
Relaciona o que fala com situações concretas;
·
Nomeia partes do corpo;
·
Combina duas palavras para exprimir posse;
·
Mostra com os dedos a idade;
·
Reconhece “grande”, “pequeno”, “em cima de”,
“dentro”, sob nomeação;
·
Compreende o “onde”, respondendo
adequadamente;
·
Possui vocabulário de 50 a 100 palavras;
·
Pode relacionar cores primárias e nomear uma
cor;
·
Aponta ou faz gestos para mostrar alguma
coisa ou expressar seus desejos;
·
Traz objetos familiares de cômodo para outro
quando solicitada;
·
Obedece às ordens simples;
·
Pergunta “por que” responde “sim” e “não”;
·
Começa a fazer frases simples;
·
Encontra coisas, mesmo quando escondidas sob
mantas ou outros objetos;
·
Começa a classificar formas e cores;
·
Conclui frases e rimas em livros infantis;
·
Realiza jogos simples, faz
imitações/representações, brinca de faz de conta;
·
Constrói torres de quatro ou mais blocos;
·
Segue instruções de duas etapas, como, por
exemplo: “pegue os sapatos e coloque-os no armário”;
·
Faz tentativas de contagem recitando alguns
números sem sequenciação.
Desenvolvimento social
·
Imita os outros, especialmente adultos e
crianças mais velhas;
·
Fica entusiasmada com a presença de outras
crianças;
·
Evidencia crescente independência e algumas
vezes torna iniciativa para buscar contato social;
·
Brinca principalmente sozinha, lado a lado
com outras crianças, mas começa a mostrar sinais de queres incluí-las nas suas
brincadeiras.
Desenvolvimento social:
·
Momento de passagem da fase de dependência
absoluta para certo grau de independência e, portanto, uma etapa de
constituição da própria subjetividade. Isso é fonte de muitas emoções e modos,
o que leva com frequência a reações extremas de descontentamento ou euforia;
·
Demonstra comportamentos desafiadores
(desobedecendo a ordens e fazendo coisas que lhe foram proibidas, fazendo
birra);
·
Começa a perceber a si próprio como ser
individual, aprende a contestar e a dizer não.
Desenvolvimento
moral:
·
Anomia- a criança passa por uma fase
pré-moral, segundo Piaget, caraterizada pela anomia. As regras são seguidas
pelo hábito e não por uma consciência do que é certo ou errado. A criança chora
até conseguir algo. Chora até para conseguir colo e se alimentar.
Base
da Educação Infantil
A BNCC estabelece a Educação Infantil
como etapa essencial para a construção da identidade e da subjetividade das
crianças.
·
Os
seis direitos de aprendizagem: conviver,
brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se.
O que diz a BNCC:
CONVIVER
“Conviver com outras crianças e
adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando
o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às
diferenças entre as pessoas”.
BRINCAR
“Brincar cotidianamente de diversas
formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e
adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus
conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais,
corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
PARTICIPAR
O que diz a BNCC: “Participar
ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da
escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das
atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos
materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando
conhecimentos, decidindo e se posicionando.”
EXPLORAR
O que diz a BNCC: “Explorar
movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções,
transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na
escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas
modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia”.
EXPRESSAR
O que diz a BNCC: “Expressar, como
sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções,
sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões,
CONHECER-SE
O que diz a BNCC:
“Conhecer-se e
construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem
positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de
cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição
escolar e em seu contexto familiar e comunitário.”
A Base estabelece 5 Campos de Experiência fundamentais
para o desenvolvimento das crianças. Eles são:
·
Eu, o outro e o nós; (OE)
·
Corpo, gestos e movimentos; (CG)
·
Traços, sons, cores e formas; (TS)
·
Escuta, fala, pensamento e
imaginação; (EF)
·
Espaço, tempo, quantidades, relações
e transformações. (ET)
O EU, O OUTRO E O NÓS:
Destaca experiências relacionadas à
construção da identidade e da subjetividade, as aprendizagens e conquistas de
desenvolvimento relacionadas à ampliação das experiências de conhecimento de si
mesmo e à construção de relações, que devem ser, na medida do possível,
permeadas por interações positivas, apoiadas em vínculos profundos e estáveis
com os professores e os colegas. O Campo também ressalta o desenvolvimento do
sentimento de pertencimento a um determinado grupo, o respeito e o valor
atribuído às diferentes tradições culturais.
Exemplo:
(EI02EO02) -
Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar
dificuldades e desafios.
Coloca ênfase nas experiências das crianças em situações de brincadeiras, nas quais exploram o espaço com o corpo e as diferentes formas de movimentos. A partir daí elas constroem referenciais que as orientam em relação a aproximar-se ou distanciar-se de determinados pontos, por exemplo. O Campo também valoriza as brincadeiras de faz de conta, nas quais as crianças podem representar o cotidiano ou o mundo da fantasia interagindo com as narrativas literárias ou teatrais. Traz, ainda, a importância de que as crianças vivam experiências com as diferentes linguagens, como a dança e a música, ressaltando seu valor nas diferentes culturas, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e valorizando os enredos e movimentos criados na oportunidade de encenar situações fantasiosas ou narrativas e rituais conhecidos.
Exemplo:
(EI02CG02)
- Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente,
atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e
atividades de diferentes naturezas.
Ressalta as experiências das crianças
com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo
o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético e
crítico. Enfatiza as experiências de escuta ativa, mas também de criação
musical, com destaque às experiências corporais provocadas pela intensidade dos
sons e pelo ritmo das melodias. Valoriza a ampliação do repertório musical, o
desenvolvimento de preferências, a exploração de diferentes objetos sonoros ou
instrumentos musicais, a identificação da qualidade do som, bem como as
apresentações e/ou improvisações musicais e festas populares. Ao mesmo tempo,
foca as experiências que promovam a sensibilidade investigativa no campo
visual, valorizando a atividade produtiva das crianças, nas diferentes
situações de que participam, envolvendo desenho, pintura, escultura, modelagem,
colagem, gravura, fotografia etc.
Exemplo:
(EI01TS01) - Explorar sons produzidos com o
próprio corpo e com objetos do ambiente.
Realça as experiências com a
linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes
na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos
cantados etc. Dá destaque, também, às experiências com a leitura de histórias
que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à
imaginação e à representação e, ainda, à linguagem escrita, convidando a
criança a conhecer os detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os
personagens, a perceber no seu corpo as emoções geradas pela história, a
imaginar cenários, construir novos desfechos etc. O Campo compreende as
experiências com as práticas cotidianas de uso da escrita, sempre em contextos
significativos e plenos de significados, promovendo imitação de atos escritos
em situações de faz de conta, bem como situações em que as crianças se arriscam
a ler e a escrever de forma espontânea, apoiadas pelo professor, que as engaja
em reflexões que organizam suas ideias sobre o sistema de escrita.
Exemplo:
(EI03EF06) -
Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em
situações com função social significativa.
A ênfase está nas experiências que favorecem a construção de noções espaciais relativas a uma situação estática (como a noção de longe e perto) ou a uma situação dinâmica (para frente, para trás), potencializando a organização do esquema corporal e a percepção espacial, a partir da exploração do corpo e dos objetos no espaço. O Campo também destaca as experiências em relação ao tempo, favorecendo a construção das noções de tempo físico (dia e noite, estações do ano, ritmos biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã, semana, mês e ano), as noções de ordem temporal (“Meu irmão nasceu antes de mim”, “Vou visitar meu avô? depois da escola”) e histórica (“No tempo antigo”, “Quando mudamos para nossa casa”, “Na época do Natal”). Envolve experiências em relação à medida, favorecendo a ideia de que, por meio de situações problemas em contextos lúdicos, as crianças possam ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos, de pessoas e de espaços, compreender procedimentos de contagem, aprender a adicionar ou subtrair quantidades aproximando-se das noções de números e conhecendo a sequência numérica verbal e escrita. A ideia é que as crianças entendam que os números são recursos para representar quantidades e aprender a contar objetos usando a correspondência um-a-um, comparando quantidade de grupos de objetos utilizando relações como mais que, menos que, maior que e menor que. O Campo ressalta, ainda, as experiências de relações e transformações favorecendo a construção de conhecimentos e valores das crianças sobre os diferentes modos de viver de pessoas em tempos passados ou em outras culturas. Da mesma forma, é importante favorecer a construção de noções relacionadas à transformação de materiais, objetos, e situações que aproximem as crianças da ideia de causalidade.
Exemplo:
(EI01ET05) - Manipular
materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre
eles.
ATENÇÃO! PARA BAIXAR O PDF CLIQUE NA IMAGEM ACIMA.
0 Comentários