Orientação para o Maternal de acordo com a BNCC

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ORIENTAÇÃO
MATERNAL – 2 ANOS
Desenvolvimento motor:
·        Manipula e utiliza objetos com as mãos, como um lápis de cor para desenhar ou uma colher para comer sozinha;
·        É capaz de realizar pequenas corridas e chutar bola, porém, sem muito equilíbrio;
·        Dança ao ouvir o som de uma música;
·        Gosta de ver livros e já é capaz de virar uma página de cada vez;
·        Começa a definir sua lateralidade, dando preferência para os membros (mãos e pés) de um lado (direito ou esquerdo);
·        Começa gradualmente a controlar os esfíncteres (intestinos e bexiga);
·        Começa a participar com certa autonomia das atividades cotidianas, como vestir-se e calçar, guardar brinquedos, colocar copo sobre a mesa, etc.
Desenvolvimento cognitivo:
·        Usa o próprio nome e nomeia pessoas;
·        Relaciona o que fala com situações concretas;
·        Nomeia partes do corpo;
·        Combina duas palavras para exprimir posse;
·        Mostra com os dedos a idade;
·        Reconhece “grande”, “pequeno”, “em cima de”, “dentro”, sob nomeação;
·        Compreende o “onde”, respondendo adequadamente;
·        Possui vocabulário de 50 a 100 palavras;
·        Pode relacionar cores primárias e nomear uma cor;
·        Aponta ou faz gestos para mostrar alguma coisa ou expressar seus desejos;
·        Traz objetos familiares de cômodo para outro quando solicitada;
·        Obedece às ordens simples;
·        Pergunta “por que” responde “sim” e “não”;
·        Começa a fazer frases simples;
·        Encontra coisas, mesmo quando escondidas sob mantas ou outros objetos;
·        Começa a classificar formas e cores;
·        Conclui frases e rimas em livros infantis;
·        Realiza jogos simples, faz imitações/representações, brinca de faz de conta;
·        Constrói torres de quatro ou mais blocos;
·        Segue instruções de duas etapas, como, por exemplo: “pegue os sapatos e coloque-os no armário”;
·        Faz tentativas de contagem recitando alguns números sem sequenciação.

Desenvolvimento social
·        Imita os outros, especialmente adultos e crianças mais velhas;
·        Fica entusiasmada com a presença de outras crianças;
·        Evidencia crescente independência e algumas vezes torna iniciativa para buscar contato social;
·        Brinca principalmente sozinha, lado a lado com outras crianças, mas começa a mostrar sinais de queres incluí-las nas suas brincadeiras.
Desenvolvimento social:
·        Momento de passagem da fase de dependência absoluta para certo grau de independência e, portanto, uma etapa de constituição da própria subjetividade. Isso é fonte de muitas emoções e modos, o que leva com frequência a reações extremas de descontentamento ou euforia;
·        Demonstra comportamentos desafiadores (desobedecendo a ordens e fazendo coisas que lhe foram proibidas, fazendo birra);
·        Começa a perceber a si próprio como ser individual, aprende a contestar e a dizer não.
Desenvolvimento moral:
·        Anomia- a criança passa por uma fase pré-moral, segundo Piaget, caraterizada pela anomia. As regras são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que é certo ou errado. A criança chora até conseguir algo. Chora até para conseguir colo e se alimentar.
Base da Educação Infantil
A BNCC estabelece a Educação Infantil como etapa essencial para a construção da identidade e da subjetividade das crianças.

·        Os seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se.

O que diz a BNCC: 

            CONVIVER

“Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas”.

  BRINCAR

“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

PARTICIPAR

O que diz a BNCC: “Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.”

EXPLORAR

O que diz a BNCC: “Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia”.

EXPRESSAR

O que diz a BNCC: “Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões,

 CONHECER-SE

O que diz a BNCC:

 “Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.”
A Base estabelece 5 Campos de Experiência fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Eles são: 

·        Eu, o outro e o nós; (OE)
·        Corpo, gestos e movimentos; (CG)
·        Traços, sons, cores e formas; (TS)
·        Escuta, fala, pensamento e imaginação; (EF)
·        Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. (ET)

           O EU, O OUTRO E O NÓS:

Destaca experiências relacionadas à construção da identidade e da subjetividade, as aprendizagens e conquistas de desenvolvimento relacionadas à ampliação das experiências de conhecimento de si mesmo e à construção de relações, que devem ser, na medida do possível, permeadas por interações positivas, apoiadas em vínculos profundos e estáveis com os professores e os colegas. O Campo também ressalta o desenvolvimento do sentimento de pertencimento a um determinado grupo, o respeito e o valor atribuído às diferentes tradições culturais.

Exemplo:

 (EI02EO02) - Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.





              Coloca ênfase nas experiências das crianças em situações de brincadeiras, nas quais exploram o espaço com o corpo e as diferentes formas de movimentos. A partir daí elas constroem referenciais que as orientam em relação a aproximar-se ou distanciar-se de determinados pontos, por exemplo. O Campo também valoriza as brincadeiras de faz de conta, nas quais as crianças podem representar o cotidiano ou o mundo da fantasia interagindo com as narrativas literárias ou teatrais. Traz, ainda, a importância de que as crianças vivam experiências com as diferentes linguagens, como a dança e a música, ressaltando seu valor nas diferentes culturas, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e valorizando os enredos e movimentos criados na oportunidade de encenar situações fantasiosas ou narrativas e rituais conhecidos.

Exemplo:

 (EI02CG02) - Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.


Ressalta as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético e crítico. Enfatiza as experiências de escuta ativa, mas também de criação musical, com destaque às experiências corporais provocadas pela intensidade dos sons e pelo ritmo das melodias. Valoriza a ampliação do repertório musical, o desenvolvimento de preferências, a exploração de diferentes objetos sonoros ou instrumentos musicais, a identificação da qualidade do som, bem como as apresentações e/ou improvisações musicais e festas populares. Ao mesmo tempo, foca as experiências que promovam a sensibilidade investigativa no campo visual, valorizando a atividade produtiva das crianças, nas diferentes situações de que participam, envolvendo desenho, pintura, escultura, modelagem, colagem, gravura, fotografia etc. 

Exemplo:

 (EI01TS01) - Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.



Realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados etc. Dá destaque, também, às experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação e à representação e, ainda, à linguagem escrita, convidando a criança a conhecer os detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os personagens, a perceber no seu corpo as emoções geradas pela história, a imaginar cenários, construir novos desfechos etc. O Campo compreende as experiências com as práticas cotidianas de uso da escrita, sempre em contextos significativos e plenos de significados, promovendo imitação de atos escritos em situações de faz de conta, bem como situações em que as crianças se arriscam a ler e a escrever de forma espontânea, apoiadas pelo professor, que as engaja em reflexões que organizam suas ideias sobre o sistema de escrita.

Exemplo:

(EI03EF06) - Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

             A ênfase está nas experiências que favorecem a construção de noções espaciais relativas a uma situação estática (como a noção de longe e perto) ou a uma situação dinâmica (para frente, para trás), potencializando a organização do esquema corporal e a percepção espacial, a partir da exploração do corpo e dos objetos no espaço. O Campo também destaca as experiências em relação ao tempo, favorecendo a construção das noções de tempo físico (dia e noite, estações do ano, ritmos biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã, semana, mês e ano), as noções de ordem temporal (“Meu irmão nasceu antes de mim”, “Vou visitar meu avô? depois da escola”) e histórica (“No tempo antigo”, “Quando mudamos para nossa casa”, “Na época do Natal”). Envolve experiências em relação à medida, favorecendo a ideia de que, por meio de situações problemas em contextos lúdicos, as crianças possam ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos, de pessoas e de espaços, compreender procedimentos de contagem, aprender a adicionar ou subtrair quantidades aproximando-se das noções de números e conhecendo a sequência numérica verbal e escrita. A ideia é que as crianças entendam que os números são recursos para representar quantidades e aprender a contar objetos usando a correspondência um-a-um, comparando quantidade de grupos de objetos utilizando relações como mais que, menos que, maior que e menor que. O Campo ressalta, ainda, as experiências de relações e transformações favorecendo a construção de conhecimentos e valores das crianças sobre os diferentes modos de viver de pessoas em tempos passados ou em outras culturas. Da mesma forma, é importante favorecer a construção de noções relacionadas à transformação de materiais, objetos, e situações que aproximem as crianças da ideia de causalidade.

Exemplo:

(EI01ET05) - Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.


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