Pareando música na Educação Infantil

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Você sabia que a BNCC prevê o trabalho com diferentes sons, movimentos e rimas desde os primeiros anos de vida?

Bebês (zero a 1 ano e 6 meses):
  • Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
  • Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):
  • Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
  • Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
  • Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc, ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
  • Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses):
  • Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
  • Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
  • Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
     Pensando na matéria lida, hoje deixo os "flashcards" com as imagens de músicas conhecidas no tema da Galinha Pintadinha para as crianças façam o pareamento de acordo com a música tocada, é uma atividade excelente.









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