Contagem termo a termo educação infantil
Hoje deixo de sugestão uma atividade fofa de contagem termo a termo na educação infantil, são atividades ilustradas que prendem a atenção dos pequenos.
Para realizar esta atividade, é importante observar as situações específicas em que seu filho/aluno está lendo números e contando objetos. Você pode estudar uma série de situações cotidianas, discursos, músicas ou jogos e descobrir informações sobre como anda o conhecimento sobre o tema.
Mesmo antes de começarem a escola, a maioria das crianças desenvolve uma compreensão de adição e subtração por meio de interações cotidianas.
Conceitos matemáticos iniciais e habilidades que o currículo de matemática na educação infantil constrói incluem:
- Entendendo o tamanho, a forma e os padrões
- Capacidade de contar verbalmente (primeiro para frente e depois para trás)
- Reconhecendo numerais
- Identificando mais e menos de uma quantidade
- Compreender a correspondência um-para-um (ou seja, conjuntos de correspondência, ou saber qual grupo tem quatro e qual tem cinco)
Sentido Numérico
Essa é a capacidade de contar com precisão - primeiro avançar. Então, mais tarde na escola, as crianças aprenderão a contar para trás. Uma habilidade mais complexa relacionada ao senso numérico é a capacidade de ver relacionamentos entre números - como somar e subtrair.
Representação
Tornar idéias matemáticas “reais” usando palavras, figuras, símbolos e objetos (como blocos).
Sentido espacial
Mais tarde na escola, as crianças chamarão isso de "geometria". Mas, para crianças pequenas, está introduzindo as idéias de forma, tamanho, espaço, posição, direção e movimento.
Medição
Tecnicamente, isso é encontrar o comprimento, a altura e o peso de um objeto usando unidades como polegadas, pés ou quilos. A medição do tempo (em minutos, por exemplo) também se enquadra nessa área de habilidades.
Estimativa
Esta é a capacidade de fazer um bom palpite sobre a quantidade ou tamanho de algo. Isso é muito difícil para as crianças pequenas. Você pode ajudá-los, mostrando-lhes o significado de palavras como mais, menos, maior, menor, mais que, menos que.
Padrões
Padrões são coisas - números, formas, imagens - que se repetem de maneira lógica. Os padrões ajudam as crianças a aprender a fazer previsões, a entender o que vem a seguir, a fazer conexões lógicas e a usar habilidades de raciocínio.
Solução de problemas
A capacidade de pensar em um problema, reconhecer que há mais de um caminho para a resposta. Isso significa usar conhecimentos passados e habilidades de raciocínio lógico para encontrar uma resposta.
Matemática: uma parte do todo
Habilidades matemáticas são apenas uma parte de uma grande rede de habilidades que as crianças estão desenvolvendo nos primeiros anos - incluindo habilidades de linguagem, habilidades físicas e habilidades sociais. Cada uma dessas áreas de habilidade depende e influencia as outras.
Referências
Bowman, BT, Donovan, MS e Burns, MS, (Eds.). (2001). Ansioso para aprender: Educando nossos pré-escolares. Washington, DC: Academia Nacional de Ciências.
Diezmann, C. e Yelland, NJ (2000). Desenvolver a alfabetização matemática nos primeiros anos da infância. Em Yelland, NJ (Ed.), Promovendo a aprendizagem significativa: Inovações na educação de profissionais da primeira infância. (pp.47-58). Washington, DC: Associação Nacional para a Educação de Crianças Pequenas.
Fromboluti, CS e Rinck, N. (junho de 1999). Primeira infância: onde a aprendizagem começa. Departamento de Educação dos EUA, Escritório de Pesquisa e Melhoramento Educacional, Instituto Nacional de Desenvolvimento na Primeira Infância e Educação. Obtido em 11 de maio de 2018 em https://www2.ed.gov/pubs/EarlyMath/title.htm
https://www.zerotothree.org/resources/299-help-your-child-develop-early-math-skills
0 Comentários