Pratique a alimentação consciente! Plano de aula BNCC: (E102ET01), (E102CG05), (E102CG04)

alimentação-consciente-plano-de-acordo-com-a-BNCC


Pratique a alimentação consciente!

Nós comemos muita comida durante o dia, mas com que frequência nós realmente provamos nossa comida e pensamos sobre de onde a comida veio?

A alimentação consciente é uma ótima maneira de praticar autocontrole da nossa mente com gratidão e apreciação por nossa comida.

Aprender a comer conscientemente pode ajudar as crianças a se concentrarem em outros aspectos da vida, como na sala de aula e nas relações com os amigos.

O que você precisa:

Fruta de sua escolha (as tangerinas funcionam bem para esta atividade)

Planilha de alimentação consciente (ANEXO EM PDF).

O que você vai fazer:

1. Explique que enquanto comemos todos os dias, raramente provamos nossa comida e pensamos onde ela veio.
2. Observe que nesta atividade, seus alunos irão explorar todas as sensações de comer uma fruta.
3. Peça aos alunos que coloquem a fruta na mesa e a observem. Eles devem envolver seus sentidos através de cheirar, tocar e ver. Você pode até pedir para eles colocarem a fruta
nos ouvidos e ver se eles ouvem alguma coisa.
4. Agora, peça aos alunos que pensem sobre todas as causas e condições que resultaram na frutificação do fruto, suas mãos: o sol, o solo, a chuva, os fazendeiros, o caminhoneiro que transportava a fruta, o vendedor de frutas, etc.
5. Peça aos alunos que coloquem a fruta na boca e instruam-na sem morder primeiro. Peça-lhes que percebam como é a fruta na boca. Quando eles estão prontos para dar uma mordida, faça-os saborear cada pedacinho e mastigar lentamente, realmente absorvendo todos os sabores e sensações da fruta na língua, na boca e na garganta.
6. Peça aos alunos que completem as perguntas de reflexão sobre a planilha anexada.

Habilidades: BNCC

(E102ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(E102CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(E102CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

Observação para baixar o PDF clique na imagem acima e coloque a senha: JANEIRO



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito bom teus planos!!Estão me ajudando muito em entender mais conforme a BNCC

    ResponderExcluir