brincadeiras e dinâmicas para Educação infantil

Brincadeiras e dinâmicas para Educação Infantil.

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Hoje deixo de sugestão no blog algumas ideias de brincadeiras e dinâmicas para Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB no 5/2009), a criança é um sujeito histórico e de direitos, que interage, brinca, observa, questiona, assimila valores, constrói e se apropria de conhecimentos. Isso posto, as interações e as brincadeiras configuram-se como eixos estruturantes dessa etapa da Educação Básica, uma vez que caracterizam o cotidiano da infância e encerram potencialidades para o desenvolvimento integral das crianças. É, portanto, função essencial das instituições garantir a socialização, o cuidado e a educação no cotidiano escolar por meio da interação e da brincadeira, tanto entre a criança e seus pares quanto entre ela e os adultos, objetos e/ou o meio ambiente. Brincando, as crianças constroem sentido para o mundo, desenvolvem ideias e habilidades e ainda compreendem conceitos relacionados a cada vivência.

Lembrando que a organização curricular da Educação Infantil  na BNCC está estruturada em cinco campos  de experiências: 

1.  O eu, o outro e o nós. 
2.  Corpo, gestos e movimentos.
3.  Traços, sons, cores e formas.
4.  Escuta, fala, pensamento e imaginação.
5.  Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Brincadeiras e dinâmicas:

 “O mestre mandou” 

Objetivos:
Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas  quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as  condições dos atributos ditados pela professora.


Preparação:

Material: Uma caixa de Blocos Lógicos, composto por quarenta e oito blocos geométricos, composto de quatro tipos de “figuras”: círculo, triângulo, quadrado e retângulo; que variam em três cores: azul, vermelho e amarelo; em dois tamanhos: pequeno e grande; e em duas espessuras: fina e grossa.


Desenrolar:

Os alunos deverão encontrar a peça que obedeça à seqüência de comandos estabelecida pela professora.
A seqüência poderá ser iniciada com os atributos: círculo, azul e grosso. 
Os alunos escolherão a peça correspondente. O comando seguinte é mudar para a cor vermelha. Eles selecionarão um círculo grosso e vermelho.  Em seguida, devem mudar para a espessura fina.  Então, um círculo vermelho e fino deverá ser selecionado.  
A professora poderá continuar acrescentando comandos ou apresentar uma seqüência pronta. 
Faça depois o processo inverso. Os alunos serão apresentados a uma nova seqüência de comandos, já com a última peça.  
Eles deverão reverter os comandos para chegar à peça de partida. 

Conclusão:
A atividade é essencial para o entendimento das operações aritméticas, principalmente a adição como inverso da subtração e a multiplicação como inverso da divisão.

Brincadeiras:

Nome: O elefante voa?

IDADE: 6 anos

Objetivo: Atenção

LOCAL: Sala, quadra

Formação: círculo

Organização: alunos em círculo
Execução: o professor pergunta se determinados bichos voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços. Ex.: Galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará prenda no final.


NOME: JOGO DO PUM

IDADE: Todas

Objetivos.: Atenção e pronta reação

LOCAL: Ar livre e sala

Formação: círculos

Organização: alunos em círculos na posição sentados
Execução: os alunos numerando-se seguidamente, mas chegando ao número 7 deverá dizer: PUM, substituindo-os. O aluno que demorar em falar ou não substituir o número por Pum deixará o jogo toda vez que errar. O jogo é renumerado pelo aluno colocado à sua direita.


NOME: DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO

IDADE:  Todas

Objetivos.: Memória, perspicácia, observação

LOCAL: Ar livre e sala

Formação: círculos

Organização: pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações
Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.

NOME: JOGO DO LIMÃO

IDADE: 6 anos em diante

Objetivos.: Ritmo, Atenção

MATERIAL: Limão

LOCAL: Quadra, pátio, sala, gramado

Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo, tendo um, posse de um limão
Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu  limoeiro... ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado.


NOME: CÍRCULOS UNIFICADORES

IDADE: Todas

Objetivos: Pronta reação e atenção

MATERIAL: aparelho de som

LOCAL: Ar livre e salão

Formação: em círculos de pé
Execução: a turma se desloca ao som da música. Quando esta parar devem formar grupos de 5 ou 3, anteriormente determinados. Os que sobrarem ficam prisioneiros dentro do círculo. Termina quando fica somente um prisioneiro no círculo.

NOME: MUDANÇA TRÍPLICE

IDADE: 6 anos em diante

Objetivos: Equilíbrio, destreza e reflexo

LOCAL: Quadra

Formação: círculo
Organização: os alunos numerados de 3 em 3, ficando um sozinho no centro do círculo.
Execução: ao sinal, ele dirá um dos três números (1, 2, 3) e todos os alunos correspondentes ao nº chamado deverão mudar rapidamente um ao outro. O aluno do centro durante essa mudança deverá ocupar um dos lugares. Aquele que não chegar ao lugar, sobra e irá ao centro.


NOME: IDENTIFICAR OS GRUPOS

IDADE: 6 anos em diante

Objetivos.: Rapidez, percepção, rápida reação, atenção

LOCAL: Ar livre

Formação: livre
Organização: dizer ao ouvido de cada um, o nome de um animal
Execução: ao sinal, os do mesmo grupo se identificarão por meio de vozes do respectivo animal.



É necessário entender que a utilização do lúdico como recurso pedagógico na sala de aula pode constituir-se em um caminho possível que  vá ao encontro da formação integral das crianças e do atendimento às suas necessidades. Ao se pensar em atividades significativas que respondam às necessidades das crianças de forma integrada, articula-se a realidade sociocultural do educando ao processo de construção de conhecimento,  valorizando-se o acesso aos conhecimentos do mundo físico e social.



Indicações culturais

BRASIL. Ministério da Educação. Fundação Joaquim Nabuco. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br>.  Trata-se de um site  sobre jogos e brincadeiras populares, com sugestões de atividades.MOYLES, J. R.

 A excelência do brincar 
. Porto Alegre: Artmed, 2006. Essa obra destaca o brincar em diversas culturas e sua relação com o currí-culo escolar.


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