Atividades do alfabeto para alfabetização

Atividades do alfabeto para alfabetização

Na postagem de hoje deixo as atividades do alfabeto para alfabetização, são atividades que envolvem ordem alfabética, vogais e consoantes e letras iniciais voltadas para fase de alfabetização.

Alfabetização e letramento se somam, e para atender à mudança ocorrida no processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, permeamos cinco eixos abaixo para seguir este processo. 


• 1º EIXO – COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA

• 2º EIXO – APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

• 3º EIXO – LEITURA

• 4º EIXO – PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS

• 5º EIXO – DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE

Não se esqueça na alfabetização:


Realizar diagnósticos: diagnosticar o que os educandos já sabem, antes de iniciar o processo de alfabetização, é condição para o sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita. Identificar os conhecimentos prévios e saber explorá-los é fundamental para qualquer aprendizagem.

A alfabetização é a aquisição do código da escrita e da leitura. Segundo Magda Soares, esta se faz pelo domínio de uma técnica: grafar e reconhecer letras, usar o papel, entender a direcionalidade da escrita, pegar no lápis, codificar, estabelecer relações entre sons e letras, de fonemas e grafemas; a criança perceber unidades menores que compõem o sistema de escrita (palavras, sílabas, letras). 

 SUGESTÕES DE ATIVIDADES INICIAIS NA ALFABETIZAÇÃO:

Familiarizar-se com o nome, escrevendo-o nos materiais do educando.

 Unir fotos dos colegas ao crachá correspondente.

Comparar nomes maiores e menores.

 Concurso entre os educandos para verificar quem sabe identificar o maior número de nomes dos colegas, através da ficha.

 Formar o nome próprio com letras móveis.

 Bingo com a ficha do nome.

 Descobrir as letras do nome em um texto.

Forca com os nomes próprios.

Caça-palavras com os nomes da turma. Os educandos deverão procurar e circular os nomes encontrados. 

 Jogo da memória com os nomes dos educandos e letra inicial.

Nomes mágicos: com as fichas dos nomes, o grupo tenta formar palavras trocando as letras de lugar.

Acróstico: o educador escreve o nome de um educando na lousa ou em uma folha de  papel na vertical. As crianças, em duplas ou em grupos, descrevem palavras positivas sobre a criança, de cujo nome estão sendo usadas as letras iniciais.

 Classificar as fichas da turma de várias formas:


Letra inicial

 Número de letras

 Nomes compostos

 Nomes dos meninos

 Nomes das meninas

Adivinhar os nomes próprios através de pistas.





Postar um comentário

0 Comentários