Atividades nível pre-silábico
O objeto destas atividades nível pré-silábico são de trabalhar o processo de alfabetização, através de atividades pré-silábicas.
Fundamento Pedagógico: Que o aluno desenvolva uma capacidade de distinção entre as letras desejadas, o som de cada uma, etc.
Continuidade:
Será interessante utilizar, tanto atividades para fixação do conteúdo de cada etapa,como para provocar a superação do nível. Assim que julgar pertinente, o professor pode introduzir as atividades sobre as etapas que o aluno está trabalhando ou mesmo incentivá-lo para que avance para os passos seguintes.
Em cada situação, o professor poderá ter alunos que tenham desde a concepção de escrita pictográfica (que se utilizam figuras ou rabiscos para expressar o que desejam “escrever”), a ideográfica (utilizando símbolos ou desenhos com significado), até as hipóteses pré-silábica, silábica e alfabética. É importante que o professor “provoque” ou estimule novos raciocínios dos alunos para que estes avancem em relação a tais hipóteses.
Como sugestão de leitura, propõe-se o livro “Alfabetização: método sociolinguístico – Consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire” (Mendonça & Mendonça, 2007).
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Anna. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. 284 p.
MENDONÇA, Onaide S. C.; MENDONÇA, Olímpio C. Alfabetização - Método Sociolinguístico: Consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire.. 01. ed. São Paulo: Cortez, 2007. v. 1. 150 p.
A leitura e a escrita são instrumentos que auxiliam a promoção da inclusão social. Sendo assim, a alfabetização é um processo relevante e imprescindível para que o indivíduo se torne cidadão.
0 Comentários