Atividades de matemática: Soma inicial

Atividades de matemática: Soma inicial

Nas atividades de matemática de hoje temos soma inicial, são atividades de matemática simples para trabalhar o inicio da adição.

Veja também :






Uma sugestão para trabalhar o concreto na matemática com os alunos:

Boliche matemático


Este jogo pode ser utilizado para fixação do conteúdo de soma e subtração de números inteiros.
Conteúdo: operações com números inteiros.
Público-alvo: Educação Infantil e Fundamental l
Organização da classe: em grupos de cinco componentes.
Recursos necessários: garrafas pet numeradas de 1 a 9 e uma bolinha.

Detalhamento do jogo
 
Os alunos são separados em equipes e cada uma efetua cinco jogadas. A marcação dos pontos corresponde à soma dos pinos derrubados em cada jogada.

Para validar os pontos de cada rodada, a equipe deve acertar um problema proposto pelo professor. Vence a equipe que tiver maior pontuação. 


Livro: As Centopeias e seus sapatinhos 

O objetivo é usar a literatura, por meio de história conectada com a Matemática para explorar noções matemáticas, como: ideias relativas à correspondência um a um, par e ímpar, adição, subtração, multiplicação e divisão. 

As regras são as seguintes:

Utilizar a história AS CENTOPEIAS E SEUS SAPATINHOS, do autor Milton Camargo, que conta a história de uma centopeia que sai para comprar sapatinhos com a sua mamãe, para explorar e vivenciar situações numéricas. 

Apresentar “As Centopeias e seus sapatinhos” organizadas em um varal da história, em que
o professor abre as páginas do livro, separando-as e ao passo que vai contando cada parte ou
página, vai pendurando no varal. Deixar afixado na parede ou no varal, ao longo do período
de trabalho com a história.

 Problematizar a história:
-Alguém já viu uma centopeia? Como ela é?

-Quantos pés têm a Centopeinha?

-Quantos bolinhos você acha que tinha na mesa do café? Desenhe.


-Quantos chapéus e sombrinhas pegaram a Centopeia e sua filha?

-Quantas vezes você acha que a Joaninha subiu e desceu as escadas para pegar os sapatos?

-Quantos pares de sapatos a Centopeinha experimentou?

-Quantos pares de sapatos a Centopeinha usa de cada lado do corpo?

-Por que os fabricantes de sapato colocam um par de sapatos em cada caixa?

-Se você fosse um fabricante de sapatos para centopeias você colocaria um par de sapatos em
cada caixa? Justifique.

-No caso desta história, quantos sapatos para centopeias deveriam ser colocados em cada
caixa para evitar o sobe e desce de Dona Joaninha pelas escadas?

Pedir às crianças que ilustrem a parte que mais gostou numa folha.





Postar um comentário

0 Comentários