Atividades de alfabetização: Letra e imagem

Atividades de alfabetização: Letra e imagem

Nas atividades de alfabetização de hoje deixo atividades sobre relação letra e imagem. Deixarei aqui também algumas dicas sobre alfabetização.

Sugestão:

Ditados interativos: 

Faça o ditado de um texto que os alunos conheçam, com pausas em palavras específicas, convidando as crianças a focalizar e discutir questões ortográficas previamente selecionadas. 

Por exemplo, se você quiser empregar o emprego do “o” e do “u” no final das palavras, pode ditar uma frase com a palavra “cavalo” e levantar questões do tipo: o Uma pessoa que não sabe escrever a palavra “cavalo” como poderia se enganar? Por que? E uma pessoa que sabe escrever, como colocaria?

Continue assim, interrompendo o ditado de vez em quando para focalizar outras palavras com essa dificuldade.

 • Leitura com focalização: durante a releitura coletiva de um texto conhecido, faça interrupções para debater a grafia de certas palavras, levantando questões do tipo usadas no ditado interativo.

Jogos de reflexão ortográfica: dedicados ao estudo de uma dificuldade específica. Se a meta for, por exemplo, discutir o emprego do “r” e do “rr” peça para as crianças classificarem em uma lista de palavras contendo “r” e do “rr”, quais entre elas são parecidas. 

Feito isso discuta o motivo de cada palavra estar em um grupo ou em outro. Em outra atividade, peça para formarem (ou pesquisarem) outras palavras parecidas, discutindo as soluções encontradas.

Alfabetizar letrando não é ensinar a lidar apenas com livros e cadernos. ... Além da lida com o lápis, cadernos, livros, é preciso trabalhar a digitação, a criação e organização de pastas e arquivos. Os alunos precisam saber explorar fontes, formatar parágrafos, usar mecanismos e programas disponíveis. ... Precisam lidar com a multimodalidade e a hipertextualidade tanto como leitores quanto como produtores de textos multimodais e hipertextuais. Coscarelli,






Postar um comentário

0 Comentários